A opinião de… Patrícia Lourenço, da Clarins

Beleza com responsabilidade

A opinião de… Patrícia Lourenço, da Clarins

Desde 1954 que a Clarins tem a preocupação com as pessoas e com a natureza. A marca tem a sua origem no poder das plantas e como estas podem ser ingredientes essenciais nos cuidados da pele. Por isso, é como muito orgulho que vemos a certificação B Corp materializar o que temos vindo a fazer nos últimos 70 anos: cuidar das pessoas e cuidar do planeta.

Reconhecido mundialmente, o selo B Corp certifica organizações que conciliem o desempenho económico com a responsabilidade social e ambiental, razão pela qual apenas menos de 2 % das organizações certificadas são organizações de grande dimensão.

O compromisso com o planeta está refletido nas muitas iniciativas de sustentabilidade com a agricultura regenerativa e as cadeias de fornecimento. Após o Domaine de Serraval, na Alta Saboia, adquirido em 2016 e cobrindo 15 hectares (e que permite já a produção de 2.5 toneladas de plantas usadas nos nossos produtos), a Clarins ambicionou um Domínio de maior alcance. Em 2024, a Clarins adquiriu no Sul França, 115 hectares destinado a uma agricultura de origem regenerativa e que serve também de Laboratório de Pesquisa para novas plantas. O objetivo é que até 2030, 1/3 das plantas presentes nas fórmulas dos produtos Clarins sejam já produzidas nos dois Domaines.

Outra iniciativa é a nossa plataforma T.R.U.S.T. (Traceabilidade, Responsabilidade, Único, Segurança e Transparência) que permite rastrear um produto Clarins desde a origem das plantas, ao local de produção, da cadeia de distribuição até chegar ao cliente final. Esta plataforma, lançada em 2023, permite o rastreamento completo de forma totalmente transparente e inovadora, através de QR presente nas embalagens (baseado na tecnologia Blockhain), assegurando a qualidade e a origem dos produtos, sendo a única marca de cosmética a fazê-lo.

Aliada a esta novidade da obtenção da certificação B Corp, a Clarins anunciou recentemente a sua primeira embaixadora global para a Responsabilidade Social Corporativa, a modelo americana Arizona Muse. Ter uma porta-voz reconhecida na área da sustentabilidade pelo seu trabalho no desenvolvimento de práticas sustentáveis, é um passo importante para a Clarins pois permite ter uma voz mais ativa na sustentabilidade e uma participação mais ativa em iniciativas globais.

Na Clarins preocupamo-nos em tornar a vida mais bela e a deixar um planeta mais bonito. E é por isso que tudo o que fazemos em Portugal e no mundo é de acordo com este mote, o que nos deixa muito orgulhosos.

Patrícia Lourenço, diretora de Marketing da Clarins Portugal

Quarta-feira, 10 Setembro 2025 09:26


PUB