De acordo com a empresa vinícola, em 2024, houve um reforço na atuação ambiental, com resultados “expressivos” na gestão da água e na preservação da natureza e biodiversidade. Além dos reconhecimentos internacionais, a organização reduziu em 13,5 % as suas emissões totais de gases com efeito de estufa face a 2021, com uma diminuição de 23,2 % nas emissões associadas à eletricidade. Já no domínio da economia circular, 97,89 % dos resíduos foram redirecionados para reutilização ou reciclagem.
As áreas de Inovação e de Investigação & Desenvolvimento continuam a ser as que mais contribuem para a estratégia de sustentabilidade. Em 2024, a empresa contou com mais de 30 projetos ativos, consolidando o seu papel como “motor de inovação” no setor do vinho. Entre as iniciativas, destaca-se o LIVINGSOILL, no qual a organização integra a Missão Solo da União Europeia através da criação de dois Laboratórios Vivos em Portugal, orientados para a regeneração de solos agrícolas. A participação no UBEES Project também se revelou estratégica, com a instalação de colmeias inteligentes que monitorizam a biodiversidade e os ecossistemas em zonas de vinha. Além disso, foi feito um reforço na aposta em soluções sustentáveis, tendo sido realizado também o primeiro investimento do fundo Sogrape Ventures, com foco em tecnologias para a gestão de resíduos de embalagens de vidro e alumínio.
A dimensão social continua a ser outro dos pilares de atuação, tendo sido feito um reforço no seu papel nas comunidades onde está presente, com iniciativas que promovem o bem-estar, a capacitação, a inclusão social e o envolvimento comunitário. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se: 70 horas de voluntariado corporativo; e o apoio a programas de educação, bolsas sociais e capacitação, em parceria com diversas organizações e instituições de ensino.
A diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, Mafalda Guedes, considera que 2024 foi um ano de “propósito renovado e progresso com impacto real”. Diz ainda que a sustentabilidade é “parte essencial” da identidade, orientando decisões e inspirando mudanças em todas as geografias onde a Sogrape está presente.
Simão Raposo

