Num momento em que se exigem resultados concretos, a SPV lança um apelo público a toda a sociedade portuguesa para que se contribua para o aumento da reciclagem de embalagens de vidro. Para tal, a organização tem vindo a investir em campanhas de comunicação, sensibilização e educação, num total de mais de 55 milhões de euros, nos últimos 28 anos.
De acordo com os dados do primeiro semestre de 2025, que representa mais de 85 % das retomas totais de vidro, houve um decréscimo na ordem dos 3 % na reciclagem de embalagens deste material, face ao período homólogo. Isto significa que, no total, foram encaminhadas para a reciclagem 86 477 toneladas de vidro, menos 2 228 do que no primeiro semestre de 2024.
A CEO da SPV, Ana Trigo Morais, sublinha que apesar de o vidro ser um dos materiais com maior valor na economia circular, por ser totalmente reciclável e reutilizável, continua a ser um dos mais desperdiçados em Portugal. “Atingir os 70 % até ao final de 2025 não é uma opção: é uma responsabilidade coletiva que exige ação imediata de toda a cadeia de valor: produtores, distribuidores, autarquias, operadores, entidades gestoras e, claro, cidadãos”, acrescenta.
Entre as medidas propostas, estão: a modernização das infraestruturas; a adoção do baldeamento assistido; “uberizar” as embalagens, através de um sistema de recolha porta a porta; implementar sistemas PAYT (pay as you throw); desenvolver embalagens cada vez mais sustentáveis; entre outras.
Com este novo apelo, a SPV pretende envolver todos os agentes da sociedade – desde os consumidores aos decisores políticos, passando pelas autarquias e pelo canal HORECA – num compromisso partilhado, com vista a alcançar o objetivo europeu.
Simão Raposo

