A opinião de… Gabriela Rodrigues, da Casa Mendes Gonçalves

Sustentabilidade como motor de transformação

A opinião de… Gabriela Rodrigues, da Casa Mendes Gonçalves

Com décadas de experiência no setor alimentar e uma visão cada vez mais global – com as nossas marcas ou de parceiros –, na Casa Mendes Gonçalves (Casa MG) o ESG não é apenas uma tendência, é uma responsabilidade que queremos ver enraizada na nossa cultura organizacional. Não se trata apenas de “fazer bem”, mas de “fazer melhor”, todos os dias, com consciência, inovação e impacto positivo.

O caminho que hoje designamos por ESG ganhou forma estratégica em 2021, com a sistematização de práticas que, na verdade, já faziam parte do nosso dia a dia: a preocupação com as nossas pessoas, a forte ligação à comunidade local, a promoção de projetos de capacitação e desenvolvimento territorial, a aposta em fornecedores locais, a eficiência energética e a procura por soluções produtivas mais sustentáveis. Tudo isto já existia – não por ser tendência, mas porque sempre fez parte da nossa forma de estar.

Com o crescimento da empresa, a exigência aumentou e tornou-se evidente a necessidade de estruturar e quantificar o nosso impacto. Foi essencial consolidar e estruturar as nossas práticas – dentro e fora de portas, envolvendo as equipas para garantir que esta visão passa a fazer parte da cultura ativa de toda a organização.

Ao mesmo tempo, os investimentos realizados, a maturidade das nossas práticas e o contexto legislativo europeu apontaram para um novo nível de responsabilidade: medir para decidir. Não basta fazer mais. É preciso saber quanto, como e com que impacto, e, no fim comunicar com transparência e rigor.

Em 2024, revimos a nossa matriz de dupla materialidade – um processo iniciado com os nossos stakeholders, fortalecemos a recolha de dados e adotámos metodologias de reporte robustas. Pela primeira vez, conseguimos medir riscos e impactos de forma transversal e, voluntariamente, alinhámo-nos com os standards europeus, construindo uma estratégia mais comparável, transparente e consciente.

Sabemos que ainda há trabalho a fazer. É essencial envolver toda a cadeia de valor nesta caminhada. Mas os resultados já são visíveis: somos procurados por clientes, startups e parceiros de referência para partilha de boas práticas e, juntos, promovemos a cocriação de soluções com parceiros que nos permitam reduzir os impactos conjuntos. As nossas portas estão abertas e já temos clientes que nos visitam para conhecer o compromisso com a redução do impacto. Estamos a integrar famílias na nossa comunidade, criando condições propícias a que se estabeleçam no território, porque sabemos que as nossas pessoas são a força que nos faz continuar a fazer mais e melhor.

Na Casa MG, assumimos o compromisso voluntário com a transparência ao investirmos em medir e repensar a nossa forma de atuar, abrindo caminho para inspirar outros – e para construir um futuro mais justo, equilibrado e regenerativo.

Porque alimentar o futuro exige mais do que sabor. Exige consciência, compromisso e coragem para fazer diferente.

Gabriela Rodrigues, Head of Sustainability da Casa Mendes Gonçalves

Quarta-feira, 27 Agosto 2025 10:15


PUB