A opinião de… Hugo Modesto, da Siemens

Sustentabilidade no centro do negócio

A opinião de… Hugo Modesto, da Siemens

Numa altura em que o planeta se aproxima de vários pontos críticos de rutura – alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição excessiva –, é essencial transformar a forma como atuamos enquanto sociedade, criando formas – mais sustentáveis – de operar, produzir, competir e prosperar

Ao longo destes 120 anos em Portugal muita coisa mudou, mas a nossa premissa manteve-se a mesma: criamos tecnologia com o propósito de transformar a sociedade, tornando-a mais sustentável. Este compromisso reflete-se na criação de soluções que permitem aos nossos clientes e parceiros digitalizar e descarbonizar as suas operações. E, claro, sendo adeptos da máxima “bebemos o nosso próprio champanhe”, fazemos o mesmo internamente, às nossas atividades.

Na Siemens, acreditamos que a forma como conduzimos o negócio é tão importante como alcançar bons resultados empresariais. Sendo a sustentabilidade um ponto fundamental da nossa atuação, foi criado o programa-quadro DEGREE, que nos permite ter uma visão 360º sobre as prioridades da empresa e medir o impacto das nossas ações em seis dimensões: Descarbonização, Ética, Governança, Recursos, Equidade e Empregabilidade. Este programa permite tornar os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) tangíveis, mensuráveis e fáceis de operacionalizar, permitindo a definição clara de metas e ações para concretizarmos as nossas ambições de sustentabilidade.

O projeto do Sustainable & Smart Campus, que implementámos na nossa sede em Alfragide, é um exemplo concreto de uma dessas vertentes: a descarbonização. É uma montra tecnológica e um verdadeiro laboratório vivo – onde os nossos clientes e parceiros podem experimentar soluções da Siemens e testemunhar como podemos tornar as empresas e as economias mais produtivas, flexíveis, sustentáveis, eficientes e resilientes –, as soluções aqui aplicadas estão a contribuir para que a Siemens em Portugal alcance a neutralidade carbónica das suas operações em Alfragide já este ano – cinco antes do objetivo definido a nível global. É um statement forte, de uma marca tecnológica e que reforça o compromisso com a sustentabilidade.

Adotar padrões de sustentabilidade em todas as vertentes do negócio não é uma opção, mas sim um imperativo. Numa altura em que damos início às celebrações do 120.º aniversário em Portugal, um dos nossos focos é precisamente a sustentabilidade, a par das pessoas e da tecnologia. Só combinando estes três pilares seremos capazes de construir um futuro melhor para as novas gerações.

Hugo Modesto, diretor de Comunicação da Siemens

Quarta-feira, 04 Junho 2025 11:20


PUB