Auchan renova selo de sustentabilidade

A Auchan Retail Portugal volta a receber o selo de “Produção Sustentável, Consumo Responsável”. Esta atribuição, feita pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, reflete o compromisso da retalhista com a redução do desperdício alimentar e a promoção de práticas sustentáveis.

Auchan renova selo de sustentabilidade

Em 2024, a Auchan conseguiu salvar 488 toneladas em produtos de economia circular, tendo superado o valor do ano anterior que se estabeleceu nas 138 toneladas. Além disso, no que diz respeito à parceria com a To Good To Go, esta permitiu salvar 109 toneladas de alimentos e refeições prontas. Já na área social, doou mais de quatro milhões de euros de excedentes alimentares a 169 entidades. No total, a retalhista reduziu o seu desperdício alimentar em 19 % comparado com 2023.

A diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social, Rita Cruz, afirma que a sustentabilidade é um pilar “fundamental” para a marca e, por isso, a renovação deste selo vem reforçar a sua jornada no combate ao desperdício alimentar. “Acreditamos que ainda existe um longo caminho a percorrer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, mas estamos focados em continuar a inovar em novas práticas e trabalhar em parceria com toda a cadeia de valor”, acrescenta.

Para atingir estes valores, a insígnia tem desenvolvido várias iniciativas, tais como: os produtos de economia circular, como as Happy Boxes – com excedente de frutas e legumes –; a política de ovos avulso; o lançamento de gelado de banana, com bananas que já não serão vendidas; e a cerveja produzida através de pão retirado de venda. Foi ainda criada uma “Calculadora de Desperdício Alimentar”, para ajudar os clientes a calcularem o seu próprio desperdício, e uma plataforma de retoma e venda de artigos de puericultura recondicionados.

Simão Raposo

Quarta-feira, 28 Maio 2025 09:41


PUB