Smurfit Westrock apresenta primeiro relatório de sustentabilidade

A Smurfit Westrock, fabricante integrada de embalagens à base de papel, com unidades em São Paio de Oleiros e Vila do Conde, publica o seu primeiro relatório de sustentabilidade. Para o CEO para Espanha, Portugal e Marrocos, Ignacio Sevillano, o documento reflete não só o “firme compromisso” com a proteção do planeta e o apoio às comunidades onde opera, mas também o valor que acrescenta através de uma gestão “responsável e sustentável”.

Smurfit Westrock apresenta o seu primeiro relatório de sustentabilidade

De acordo com o relatório, a Smurfit Westrock conseguiu atingir uma produção estimada de 700.000 MWh de eletricidade renovável contratada. Este valor foi possível alcançar graças à integração da energia solar na rede elétrica dos Estados Unidos, tendo sido impulsionada pela entrada em funcionamento do segundo de dois projetos solares inaugurados em 2025.

A empresa lançou um Quadro de Financiamento Verde, que apoia investimentos responsáveis com impacto ambiental positivo. Em novembro de 2024, foram emitidos mais de dois mil milhões de dólares em obrigações verdes, consolidando o seu compromisso com um crescimento sustentável.

As pessoas também não foram esquecidas, sendo que, em 2024, foram investidos 8,8 milhões de dólares no apoio às comunidades onde a empresa opera. No total, foram realizados 180 projetos comunitários, com a participação de 12.426 colaboradores em 29 países, demonstrando o compromisso da equipa em criar um impacto positivo na comunidade.

Já no que diz respeito a prémios, a Smurfit Westrock foi distinguida com 106 galardões internacionais nas categorias Design, Sustentabilidade e Inovação. Recentemente, a empresa foi ainda galardoada com o Prémio de Inovação do Ano e o Prémio de Sustentabilidade do Ano, na North American Paperboard Packaging Competition, pelo desenvolvimento de alternativas sustentáveis para embalagens multipack de bebidas.

A responsável de Sustentabilidade para Espanha, Portugal e Marrocos, Susana Amaya, afirma que tem havido um trabalho em conjunto com os clientes para desenvolver soluções circulares “que respondam aos desafios ambientais do presente sem comprometer o futuro”. Acrescenta que cada etapa do ciclo da embalagem é uma oportunidade para inovar e gerar “impacto positivo”. “Queremos construir cadeias de fornecimento mais sustentáveis, reduzir a pegada de carbono e continuar a melhorar os nossos processos para cuidar do planeta, das pessoas e do negócio. Esta forma de atuar permite-nos avançar com coerência e propósito”, conclui.

Simão Raposo

Quarta-feira, 09 Julho 2025 10:16


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