A estratégia de sustentabilidade da empresa de logística articula-se em torno de três eixos, nomeadamente: impulsionar um estilo de vida mais responsável através da inovação, reduzir o impacto ambiental da logística com soluções de baixa emissão, e promover o desenvolvimento dos seus colaboradores e parceiros estratégicos. Já entre os objetivos definidos, destacam-se os que estão relacionados com a descarbonização com base científica nos três âmbitos das emissões de gases com efeito de estufa, o compromisso de ampliar o grupo de beneficiários dos programas sociais, e os planos para desenvolver programas de igualdade e diversidade na organização.
Outra das medidas adotadas para promover uma atividade mais sustentável é o modelo de entrega em Locker. De forma a responder às necessidades dos clientes, a marca baseia-se nas suas avaliações para melhorar a qualidade e a eficiência das entregas, ao mesmo tempo que analisa o impacto destas soluções no meio ambiente e nas necessidades da comunidade.
Como complemento a este modelo, foram introduzidas iniciativas adicionais de forma a reforçar o impacto positivo, tais como: a incorporação de um camião 100 % elétrico na sua frota de distribuição urbana; e a utilização de aço sustentável no fabrico dos seus Lockers, o que permite reduzir até 64 % das emissões de dióxido de carbono no processo de produção.
A ESG and Sustainability Manager da InPost na Península Ibérica afirma que o “modelo de entrega não em casa” já representa “um grande passo” para reduzir o tráfego e as emissões nas cidades. Apesar disso, Sandra de Diego adianta que ainda querem ir mais longe e que iniciativas como a eletrificação da frota ou a utilização de materiais sustentáveis nos Lockers são “essenciais” para avançar em direção a um futuro logístico “mais eficiente e responsável”.
Simão Raposo

