#WebSummit. O futuro está na eletrificação

A emergência climática está a fazer com que as indústrias se tenham de reinventar de uma forma que pode ser comparada com a Revolução Industrial. A Co-founder & Chief Science Officer da Twelve, Etosha Cave, o Chief Marketing Officer da Commonwealth Fusion Systems, Joe Paluska, e o CEO da Octopus Energy, Greg Jackson, defendem que o futuro passa pela aposta nas energias verdes e pelo abandono dos combustíveis fósseis.

#WebSummit. O futuro está na eletrificação

Na sessão “The climate crisis = our industrial revolution”, moderada pela Executive Editor do MIT Technology Review, Amy Nordrum, o CEO da Octopus Energy considerou que o caso da sua empresa mostra aos governos que a energia limpa é melhor e mais barata do que os combustíveis fósseis. Greg Jackson acrescentou que o momento mais importante da economia atual passa pela eletrificação, uma tendência “imparável”. O responsável destacou ainda o facto de nunca ter havido tanto capital para uma indústria como há para a inteligência artificial e espera que parte desse dinheiro seja utilizado para a renovação do sistema elétrico.

Já Etosha Cave defendeu que, quando pensa nesta “nova Revolução Industrial” e nas indústrias que vão ser necessárias construir, pensa em três realidades nesta mudança de paradigma: novas tecnologias, novas energias e novos materiais. A Co-founder & Chief Science Officer da Twelve partilhou também a sua convicção de que “a inovação humana tem mais espaço para crescer e pode criar-se um mundo onde se quer viver”.

Por fim, o Chief Marketing Officer da Commonwealth Fusion Systems, Joe Paluska, sublinha que há uma “corrida global” pela eletrificação, sendo que passámos de um mundo em que eram necessárias escavações para haver energia para um em que basta haver tecnologia.

Simão Raposo

Quarta-feira, 12 Novembro 2025 11:18


PUB