Esta iniciativa visa capacitar jovens e adultos no espetro de autismo, entre os 15 e os 35 anos, impulsionando a sua entrada no mercado de trabalho. Desta forma, pretende-se promover a inclusão, a autonomia e a realização destes jovens, ao mesmo tempo que se apoiam as suas famílias e os principais cuidadores. É esperado que sejam impactados mais de 100 jovens envolvidos neste programa, que conta com o apoio do Portugal Inovação Social, da Associação Comercial do Porto e da Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
O projeto “Vencer Emprego” decorre até 2027 e está estruturado em três fases. A primeira é de capacitação inicial e inclui workshops e formações adaptadas, com vista ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais orientadas para a empregabilidade. A segunda fase conta com um plano individual e personalizado para o desenvolvimento destas competências. Já na etapa final, os jovens terão mentoria e apoio contínuo para ajudar à orientação vocacional, à criação de currículo e à preparação dos processos de seleção, assim como o acompanhamento de estágios.
A Head of Sustainability da Zurich Portugal sublinha que a parceria que a marca tem com a Vencer Autismo, que já dura desde 2023, tem mostrado o poder de acreditar na força do “talento único” dos jovens autistas, no papel transformador das famílias que caminham ao seu lado nesta jornada e no impacto positivo das empresas inclusivas que acreditam na neurodiversidade. “Além de apoiar jovens e adultos na descoberta dos seus talentos e propósito, e no desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, o programa visa também impactar as suas redes de apoio, com masterclasses, sessões de mentoria e workshops destinados a pais e terapeutas, e dirige-se ainda a empresas que queiram tornar-se mais inclusivas”, explica Liliana Silva.
Por seu turno, o fundador da organização, Joe Santos, afirma que esta iniciativa visa inspirar os pais a acreditarem nos seus filhos, jovens autistas a acreditarem nas suas carreiras e empresas a abrirem portas ao talento neurodiverso.
Simão Raposo

