A opinião de… Henrique Leite, da Eurest Portugal

Sustentabilidade à mesa, todos os dias

A opinião de... Henrique Leite, da Eurest Portugal

Vivemos uma era que exige escolhas conscientes e ações consistentes. A forma como nos alimentamos está no centro dos grandes desafios ambientais e sociais do século XXI: saúde, desperdício, escassez de recursos, emissões, bem-estar animal, educação alimentar. Na Eurest, empresa do universo Compass Group, assumimos esse compromisso com visão de futuro. Acreditamos que a restauração coletiva pode ser uma força verdadeiramente transformadora e estamos empenhados em sê-lo.

Em Portugal, servimos mais de 30 milhões de refeições por ano e temos mais de 4000 colaboradores e 1000 espaços de restauração. Esta escala – e a nossa presença em todo o País – representa uma oportunidade única e uma responsabilidade acrescida para promover mudanças com impacto real.

O nosso compromisso global — Planet Promise — assenta em metas claras e mensuráveis: reduzir em 50% o desperdício alimentar até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Estes objetivos exigem muito mais do que mudanças operacionais: Exigem uma transformação cultural profunda, dentro da organização e em toda a cadeia de valor. Por isso, agimos em várias frentes. Investimos em tecnologia, como o sistema Waste Not 2.0, que monitoriza o desperdício alimentar em tempo real. Desenvolvemos programas de sensibilização dirigidos a clientes, consumidores e colaboradores — como o Consumo Consciente, Respeita o Ambiente, Heróis Zero Desperdício, Stop Food Waste ou o concurso EurestChef, que dá origem ao livro Grandes Receitas, Sem Desperdício.

Valorizamos também uma alimentação mais equilibrada e amiga do planeta com os programas Green Vibes e ABC, que incentivam a preferência por proteína vegetal.

Repensámos práticas operacionais à luz da sustentabilidade. No projeto WATER, demonstrámos que é possível eliminar a etapa de desinfeção de frutas e legumes sem comprometer a segurança alimentar. Este projeto, cientificamente validado pela Ata da Nutrição n.º 38, venceu o prémio de Projeto do Ano em Restauração Coletiva em 2024.

Adotamos ainda critérios éticos e ambientais na seleção das matérias-primas, como é exemplo a utilização exclusiva de ovos provenientes de galinhas criadas no solo.

Na Eurest, alimentar é um ato de responsabilidade. Cada escolha conta. O reconhecimento como Superbrand em 2025 reforça a nossa ambição: ser uma marca que inspira pela ação, pela coerência e pelo impacto positivo que gera. Porque o futuro constrói-se com gestos consistentes — todos os dias, refeição após refeição.

Henrique Leite, diretor-geral da Eurest Portugal

Quarta-feira, 12 Novembro 2025 11:02


PUB