Desde a sua fundação, em 2015, a Sage Foundation tem trabalhado com o objetivo de apoiar as comunidades das quais os clientes das PME da tecnológica fazem parte. O resultado foi a angariação de mais de 4,5 milhões de euros e 1,3 milhões de horas de voluntariado à escala global.
Esta missão tem sido concretizada através de três pilares: a oferta de cinco dias pagos por ano aos colaboradores para ajudarem as suas comunidades; a angariação de fundos para diversas causas nas suas bases globais, como o apoio a vítimas de sismos em zonas propensas a desastres naturais ou a duplicação dos fundos angariados por colaboradores para instituições de caridade; e a doação ou disponibilização com desconto dos seus produtos e software a organizações sem fins lucrativos.
Já no final de 2024, a Fundação anunciou uma renovação do foco em duas áreas, de forma a maximizar o seu impacto ao aproveitar as suas capacidades já existentes. Estas são: a capacitação de PME com menos recursos para promover um mundo mais sustentável, através de formação, mentoria, apoios financeiros e apoio com produtos; e dar as competências e a tecnologia essenciais para as pessoas se desenvolverem no mundo do futuro, através de bootcamps e workshops focados em competências digitais de próxima geração, incluindo inteligência artificial.
A VP da Sage Foundation, Helen Devanny, afirma que atingir a marca do décimo aniversário é um testemunho “da paixão e do compromisso” dos colegas, parceiros sem fins lucrativos e apoiantes; e revela o “papel essencial” que o impacto social pode ter nas comunidades. “Ao focar-se em empreendedores menos apoiados e na educação tecnológica, a Sage Foundation está a aprofundar a sua missão, ao mesmo tempo que complementa o propósito mais alargado da Sage, permitindo-nos ampliar o nosso impacto através das competências, do conhecimento e dos recursos coletivos”, conclui.
Simão Raposo