Briefing | De que forma é que Portugal está a trabalhar para contribuir para o objetivo da Hyundai de atingir a neutralidade carbónica até 2045?
João Pereira | A Hyundai tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2045, um compromisso refletido em toda a sua cadeia de valor – desde a produção à utilização dos veículos e a Hyundai em Portugal está ativamente a trabalhar nesse sentido. Um sublinhado também para o facto de o nosso país ser um parceiro relevante neste caminho, assumindo também metas ambiciosas no combate às alterações climáticas. A nível nacional, têm sido implementadas políticas públicas que promovem a descarbonização da mobilidade, como por exemplo, incentivos à aquisição de veículos elétricos e híbridos, tanto para particulares como para empresas.
Qual tem sido a recetividade dos portugueses à oferta de carros mais sustentáveis, como os elétricos e híbridos?
A recetividade dos consumidores portugueses aos veículos mais sustentáveis tem registado uma evolução positiva. Nos últimos anos, assistimos a um crescimento expressivo da procura por viaturas eletrificadas. Em 2024, os veículos elétricos e híbridos representaram cerca de um terço das vendas totais de automóveis em Portugal, refletindo uma mudança de mentalidade e maior sensibilidade ambiental.
A par disto, o interesse dos portugueses por soluções tecnológicas avançadas e amigas do ambiente (com um crescimento de EV no mercado mainstream de 70,6 %) tem impulsionado a procura por modelos da gama eletrificada da Hyundai (que em 2025 está a crescer 58,7 %), incluindo os 100% elétricos como o Hyundai INSTER que, um mês apôs o seu lançamento ultrapassou as 100 unidades vendidas.
O novo Hyundai IONIQ 5 representa um marco na aposta elétrica da marca. O que torna este modelo especialmente relevante na estratégia de sustentabilidade da Hyundai?
O novo Hyundai IONIQ 5 é especialmente relevante na estratégia de sustentabilidade da marca porque marca o início de uma nova geração de veículos 100 % elétricos, desenvolvidos sobre a plataforma E-GMP, criada exclusivamente para automóveis elétricos. Esta plataforma permite maior eficiência, melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos, o que facilita a adoção da mobilidade elétrica. No novo Hyundai IONIQ 5 a arquitetura de 800V possibilita carregamento ultrarrápido de até 350km em apenas 18 minutos. Para além disto o novo modelo atinge autonomia de até 784km (WLTP ciclo urbano com bateria de 84 kWh).
Com este modelo, a Hyundai dá um passo firme no sentido de reduzir as emissões de carbono, alinhada com os objetivos globais de sustentabilidade da marca.
Como estão a preparar-se para responder à crescente procura por veículos elétricos e à necessidade de infraestruturas de carregamento?
Na Hyundai, reconhecemos o crescimento significativo da procura por veículos mais sustentáveis, especialmente elétricos e híbridos, também em Portugal. Os consumidores estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e procuram soluções de mobilidade que combinem eficiência, tecnologia e menor impacto ambiental.
Em resposta a esta tendência, a Hyundai tem vindo a reforçar continuamente a sua oferta eletrificada no mercado português, com o lançamento do Hyundai INSTER e agora o novo Hyundai IONIQ 5.
Parte fundamental da nossa resposta passa pelo Hyundai Blue e-mobility, o nosso ecossistema de mobilidade 360º, uma solução completa que simplifica a transição para os veículos elétricos. Os utilizadores têm acesso a uma app e cartão gratuitos para todo o tipo de perfis, tanto particulares como empresariais. Com acesso a mais de 3.400 postos de carregamento em Portugal e mais de 300 mil postos em rede europeia, os utilizadores contam com a integração com sistema de localização e navegação até o posto de carregamento, consulta de potência e tarifários. Esta abordagem integral facilita a adoção da mobilidade elétrica e responde às necessidades reais dos consumidores portugueses, permitindo-lhes fazer esta transição com confiança e comodidade.
A nossa estratégia passa por continuar a apostar na inovação tecnológica, no alargamento da nossa gama elétrica e na democratização do acesso à mobilidade sustentável. Estamos comprometidos em oferecer soluções acessíveis, fiáveis e adaptadas à realidade nacional, contribuindo ativamente para a transição energética em Portugal.
Quais os planos para o futuro no que diz respeito à mobilidade amiga do ambiente?
A Hyundai tem uma estratégia de sustentabilidade ambiciosa, com metas claras até 2045, com destaque para a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor até 2045, incluindo produção, logística e operação dos veículos, produção com energia 100% renovável em todas as fábricas até 2045, começando pela Europa em 2035 e desenvolvimento de um ciclo de vida sustentável para os veículos, promovendo a reutilização, reciclagem e redução de materiais de origem fóssil.
Em Portugal, esse futuro é construído também através do Hyundai Blue e-mobility, que continuará a crescer e a evoluir. Este ecossistema representa o nosso compromisso em oferecer muito mais do que automóveis – disponibilizamos soluções completas de mobilidade, energia e conectividade, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e para uma mobilidade acessível a todos.
Estes planos reforçam o compromisso da Hyundai com a inovação e a mobilidade sustentável para todos.
Simão Raposo

