Turismo de Portugal lança ferramenta para tornar empresas mais sustentáveis

O Turismo de Portugal anuncia que a plataforma digital FOREST é a primeira iniciativa europeia a disponibilizar um modelo de reporte simplificado para empresas do setor. Esta ferramenta pretende ser um instrumento “decisivo” para apoiar as empresas na resposta às mais recentes recomendações da União Europeia em matéria de reporte voluntário de sustentabilidade.

Turismo de Portugal lança ferramenta para tornar empresas mais sustentáveis

Este projeto foi criado para capacitar o tecido empresarial nacional a medir, analisar e reportar o desempenho segundo critérios ESG. A plataforma disponibiliza ferramentas técnicas que simplificam a recolha e gestão de dados e a elaboração de relatórios de sustentabilidade, bem como asseguram o alinhamento antecipado com as normas europeias, contribuindo para a competitividade e resiliência das organizações.

A nova versão reduz em cerca de 60 % o esforço de preenchimento e conta com funcionalidades adicionais de apoio. Entre elas, encontram-se: uma calculadora de emissões de gases com efeito de estufa com metodologia certificada, e ferramentas de análise de riscos climáticos e de exposição à biodiversidade. Estão também já a decorrer webinars gratuitos de capacitação técnica para apoiar no processo de reporte.

O presidente explica que a estratégia passa por dotar as empresas do turismo das ferramentas necessárias para “transformar as exigências da sustentabilidade em vantagens competitivas”. Carlos Abade acredita que a FOREST é precisamente a ferramenta digital que concretiza essa visão e coloca Portugal numa “posição pioneira” na Europa.

Esta iniciativa integra a estratégia do PET 360o, que mobiliza as instituições para a sustentabilidade, promove a transparência e prepara o setor para as exigências regulatórias.

Simão Raposo

Quarta-feira, 01 Outubro 2025 09:41


PUB