Esta avaliação reflete a conclusão, de forma bem-sucedida, do plano diretor de sustentabilidade 2022–2024 do BPI e os objetivos do novo plano para o período 2025–2027, que eleva a meta de mobilização de financiamento sustentável para 4,4 mil milhões de euros. É ainda destacada a estratégia de longo prazo para alcançar emissões líquidas nulas até 2050 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No que diz respeito ao plano operacional interno, o banco destaca-se pela divulgação das emissões de gases com efeito de estufa e pela implementação de um modelo de banca socialmente responsável, com iniciativas de eficiência ambiental, de promoção da diversidade e equidade, e de equilíbrio na diversidade de género nos cargos de gestão.
A Sustainable Fitch valoriza ainda o alcance das iniciativas de inclusão social desenvolvidas em parceria com a Fundação “la Caixa”, que, em 2024, mobilizaram mais de 48 milhões de euros para programas sociais, investigação e saúde, cultura e ciência, e educação e bolsas de estudo.
Para a diretora executiva de Sustentabilidade, Cláudia Teixeira de Almeida, este reconhecimento internacional reforça o compromisso da insígnia com a sustentabilidade e a criação de valor a longo prazo, através da mobilização de financiamento com “impacto positivo”, da promoção da descarbonização e da integração dos princípios ESG em todas as dimensões da atividade.
Simão Raposo

