Se é verdade que não temos um planeta B, o mesmo se aplica ao nosso corpo. Também não temos um corpo B, por isso, cuidar de ambos são mais do que opções, são necessidades.
E onde é que o desporto e a sustentabilidade se encontram? Na Decathlon, trabalhamos para responder a essa pergunta, ao apostar em consumos mais equilibrados e estilos de vida mais conscientes e ativos.
Há muito que a sustentabilidade é o fio condutor de toda a nossa operação, que tem metas ambiciosas e resultados palpáveis. Os produtos ecoconcebidos, as energias renováveis e a circularidade também estão cada vez mais presentes na nossa estratégia integrada, que orienta as decisões desde a conceção até à venda dos produtos.
As nossas equipas, por todo o mundo, trabalham com o propósito de desenvolver produtos mais sustentáveis, assim como produzem com menos recurso à extração de matéria-prima e maior aposta na reciclagem. Em paralelo trabalham, fortemente, nos produtos que representam mais volume para que sejam produtos eco concebidos. Preferem ainda produtos biológicos como algodão.
Esta é a nossa estratégia para aumentarmos o número de produtos eco concebidos. Um exemplo concreto é a transição que estamos a fazer nos fatos de surf: queremos substituir o neoprene – um material com elevado impacto ambiental – por Yulex, uma alternativa de origem natural, biodegradável e proveniente de plantações responsáveis. Ao utilizarmos Yulex, conseguimos reduzir de forma significativa a pegada ecológica dos nossos produtos e proteger melhor os oceanos.
As nossas escolhas aumentam a durabilidade dos produtos que oferecemos, permitindo que os clientes depois os reutilizem, reparem e reciclem.
O investimento em energias renováveis são já uma prática enraizada e que demonstra o esforço real para uma transição energética com menor impacto. Temos instalado dezenas de centrais solares de autoconsumo nas nossas lojas, o que permite responder a parte das nossas necessidades de consumo em complemento com a energia da rede com certificação verde.
Temos feito dos consumidores aliados neste nosso caminho, ao garantir-lhes que não são meros espetadores, mas protagonistas da sustentabilidade. Por isso, lançámos voluntariamente, em 2017, a rotulagem ambiental. Ao apresentar de forma clara a pegada de carbono e um resumo da avaliação ambiental, o rótulo permite a todos fazerem escolhas mais informadas e com menor impacto no Planeta.
Paralelamente, criámos programas de recompra e revenda de artigos usados, abrimos oficinas de reparação e manutenção, e disponibilizamos serviços de aluguer e de subscrição. Tudo com o objetivo de prolongar a vida útil dos produtos e promover hábitos de consumo mais conscientes e responsáveis.
O desporto ensina-nos que cada esforço conta. Da mesma forma, cada escolha empresarial em prol da sustentabilidade é importante. Se queremos um futuro saudável, é fundamental promover pessoas mais ativas e empresas mais verdes.
Somos uma marca desportiva multiespecialista cada vez mais reconhecida em todo o mundo pelos seus produtos, pelos seus compromissos, pelo seu impacto positivo, e pela sua capacidade em unir vontades e ações para impulsionar a sustentabilidade que faz bem ao corpo e ao Planeta.
Rebeca Santos, líder de Sustentabilidade e Circularidade da Decathlon Portugal

