A campanha “Desperdício Zero, Impacto Duplo” está de regresso

A segunda edição da campanha “Desperdício Zero, Impacto Duplo” decorre até 5 de junho de 2026, Dia Mundial do Ambiente. Esta iniciativa conjunta da ERP Portugal, da Orima e da Refood pretende reforçar a colaboração entre os parceiros para um impacto ambiental e social positivo.

A campanha “Desperdício Zero, Impacto Duplo” está de regresso

Os dados mais recentes da Eurostat revelam que, em média, cada português desperdiça anualmente mais de 180 quilos de alimentos, o que posiciona Portugal como o quarto país da Europa com a maior taxa de desperdício. Neste seguimento, surge este projeto que visa sensibilizar para a urgência da redução do desperdício alimentar, enquanto impulsiona e promove o correto encaminhamento de resíduos perigosos como pilhas e lâmpadas. Ao participar, cada pessoa contribui não só para a proteção ambiental, mas também para o fortalecimento da ação e dos meios da Refood no terreno.

A diretora-geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, acredita que ao facilitar a recolha e reciclagem de pilhas e lâmpadas, está-se a gerar um “verdadeiro impacto duplo”.

Já o presidente do Movimento Refood, Hunter Halder, afirma que o trabalho desenvolvido resulta num impacto ambiental “bastante positivo”, mas tem consciência de que também há a responsabilidade de fazer “as melhores escolhas em cada momento”.

Por seu turno, a diretora de Marketing da Orima, Cecília Almeida, diz que com a produção de eletrodomésticos mais eficientes, é possível ajudar a construir um futuro mais sustentável, mas também sensibilizar para a necessidade de combater o desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, incentivar a reciclagem de resíduos de forma a cumprir o duplo intuito da campanha.

De forma a tornar a entrega de pilhas e lâmpadas mais acessível à população, os núcleos da Refood de norte a sul do País vão funcionar como pontos de recolha, entre as 18 e as 21 horas. A ERP Portugal assegurará a recolha e o encaminhamento adequado dos resíduos para a reciclagem, em conformidade com as normas ambientais. Além disso, a Orima vai oferecer equipamentos de refrigeração novos e mais eficientes aos núcleos da organização de solidariedade que recolherem a maior quantidade deste tipo de resíduos, de forma a apoiar a capacidade de armazenamento de alimentos da organização.

Simão Raposo

Quarta-feira, 07 Janeiro 2026 09:09


PUB