APED regista queda nas emissões no setor da Distribuição e do Retalho

A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição apresenta o primeiro balanço do Roteiro para a Descarbonização, quatro anos após o seu lançamento. Entre as conclusões, destaca-se o desempenho positivo na redução das emissões do setor da Distribuição e do Retalho.

APED regista queda nas emissões no setor da distribuição e do retalho.

De acordo com os dados apresentados, registou-se uma diminuição de 12 % nas emissões diretas e de 17 % nas emissões indiretas associadas ao consumo de energia. Estes resultados refletem uma mobilização coletiva das empresas associadas, com a totalidade das signatárias a monitorizarem e reportarem anualmente a sua pegada de carbono e 83 % a disporem já de um plano de ação alinhado com o Roteiro.

O balanço evidencia também um elevado nível de maturidade na gestão climática do setor, sendo que 94 % das empresas integram os compromissos do Roteiro na sua estratégia e contam com equipas dedicadas à sustentabilidade.

Já relativamente às emissões de âmbito 3, que representam a maior fatia da pegada do setor, registou-se um aumento de 31 % nas emissões reportadas. Este crescimento deve-se, sobretudo, à melhoria dos processos de recolha de informação e à revisão das metodologias de inventário, que permitem agora um cálculo mais “rigoroso e transparente”, bem como ao aumento da atividade económica das empresas.

O presidente da APED, José António Nogueira de Brito, considera que a Distribuição e o Retalho é um “setor-chave” na descarbonização global, uma vez que cerca de um terço da pegada europeia resulta de produtos comercializados. Por este motivo, e sob o mote “Colaborar, Adaptar e Transitar”, a associação assumiu a liderança deste processo através da criação do Roteiro para a Descarbonização.

Simão Raposo

Quarta-feira, 28 Janeiro 2026 10:52


PUB