Para obter este galardão, contribuiu o trabalho desenvolvido para a mitigação das alterações climáticas. Nesse âmbito, os CTT contam com a maior frota elétrica do setor logístico em Portugal, com o objetivo de chegar a 100 % do total de veículos “last mile”, em 2030. Além disso, incorporam material reciclado em 90 % dos produtos CEP e têm 100 % de energia renovável nos consumos de eletricidade, entre outras iniciativas.
A classificação A corresponde ao nível “Leadership”, refletindo uma abordagem “estratégica e consistente” na integração das questões climáticas na gestão do negócio. Este reconhecimento resulta do “elevado” grau de transparência, da identificação e gestão eficaz de riscos e oportunidades relacionados com o clima, bem como da implementação de ações para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e para a transição para uma economia de baixo carbono.
A A-List do CDP, da qual as empresa faz agora parte, agrega um grupo restrito de organizações a nível global com desempenho de referência em matéria de alterações climáticas: apenas cerca de 4 % das que reportaram ao CDP este ano alcançaram esta distinção máxima.
A diretora de Sustentabilidade, Maria Rebelo, considera que este reconhecimento internacional é “muito importante” e é o reflexo do empenho coletivo em colocar a sustentabilidade no centro estratégico das suas decisões.
Simão Raposo

