Esta iniciativa visa dar a conhecer o trabalho da insígnia para promover a transição. Nesse âmbito, é destacado o papel central da agricultura regenerativa na proteção dos solos, na otimização do consumo água, na promoção da biodiversidade e na integração dos animais no ecossistema.
No interior do autocarro, os visitantes podem explorar experiências digitais, conteúdos educativos e diferentes pontos de contacto, num percurso guiado que convida à participação ativa e explica como as práticas regenerativas estão a ser implementadas nas cadeias de abastecimento da Nestlé em Portugal e a nível global. Em destaque, estão projetos como: CERELAC Seleção da Natureza, produzido com trigo proveniente de agricultura regenerativa no Alentejo; e NESTUM – Juntos pelas Abelhas, focado na promoção da biodiversidade e no apoio aos apicultores.
Neste contexto, a marca está a promover visitas de escolas, universidades, parceiros institucionais e colaboradores, reforçando o caráter pedagógico do projeto. O objetivo é continuar a criar proximidade com diferentes públicos, partilhar conhecimento e demonstrar como a colaboração com agricultores, comunidades locais e parceiros estratégicos pode acelerar a adoção de práticas regenerativas em Portugal.
A Sustainability Delivery Manager explica que a intenção é aproximar os consumidores, parceiros e meios de comunicação, mostrando com transparência o trabalho que está a ser desenvolvido. Em Portugal, a Nestlé começou com esta transição há três anos com cinco agricultores e hoje já conta com onze agricultores de Elvas, Castro Verde e Évora. Em 2025, foram implementadas práticas de agricultura regenerativa em 1550 hectares que forneceram 2800 toneladas de trigo, representando cerca de 25 % do trigo utilizado nas papas CERELAC produzidas em Avanca, explica Beatriz Guimarães.
Simão Raposo





